segunda-feira, 18 de junho de 2012

Relato Oficina de Jijoca


Entre os dias 19 e 20 de abril de 2012 aconteceu  a Oficina do Rota das Especiarias Temperos literários na Escola José Teixeira de Albunquerque.

Iniciamos as atividades do primeiro dia com uma apresentação de todos os participantes da oficina e após tivemos uma abertura oficial com a Diretora da Escola, Luzinete, que mostrou sua felicidade por está recebendo o Rotas das Especiarias na Escola e a grande importância do fomento da produção literária para o desenvolvimento humano e intelectual dos estudantes. Explique aos participantes da oficina um pouco mais do projeto, os que faziam parte dele, falei da Fotossíntese arte e comunicação e da editora corsário e do Patrocínio do projeto pelo Banco do Nordeste e BNDES. 

Trabalhamos os processos da escrita e da composição, fizemos debates e trabalho em grupo,  no perído da tarde trabalhamos a crônica e o conto, a escrita como expressão do pensamento e a arte de escrever e contar uma história. Conhecemos autores cearenses MiltonDias e Moreira Campos.


No segundo dia trabalhamos a Poesia, o encantamento do olhar e da palavra, fizemos uma passeio ao redor da escola e fomos até a Lagoa Paraíso, onde conversamos sobre a estrutura do Poema e sobre poetas como Horácio Dídimo, Manuel Bandeira, Manoel de Barros e outros.

Ao retornar trabalhos com produção textual e no período da tarde com o apoio da biblioteca da escola selecionamos vários livros de Poemas e fizemos uma roda de leitura, onde os participante leram poemas dos livros, os textos produzidos por eles durante as oficinas, também assistimos videopoemas e escutamos músicas que levei para apreciação .





Nenhum comentário:

Postar um comentário