terça-feira, 24 de abril de 2012

Relatos da oficina de Barroquinha (por Mardônio França)


1o. dia, 5a feira - tarde

A sala estava repleta: aproximadamente 35 inscritos para a oficina.
Fui muito bem recebido pelo diretor Carlos que, ao lado dos alunos, apresentou-me a escola. Ele ressaltou a importância do projeto Rota das Especiarias e o quanto eles se sentiam privilegiados por terem sido escolhidos. Após essa apresentação inicial, os alunos assistiram ao vídeo institucional (http://www.youtube.com/watch?v=eIElB7q7UTU&feature=player_embedded).
2o. dia, 6a feira - tarde


Apresentei uma breve biografia de Horácio Dídimo (disponibilizada na apostila) e alguns de seus poemas representativos, com destaque para Os robôs, que foi o mote para as seguintes dinâmicas:

  • uma leitura tradicional;
  • uma apresentação dramática com um aluno, simulando o movimento de um robô;
  • o videopoema "os robôs" de Henrique Dídimo.
Após uma pequena pausa, conversamos sobre a escrita autobiográfica na poesia e falei sobre o poema Sete faces, de Drummond.

Relacionamos a poesia com outras artes, principalmente a canção, devido à grande profundidade poética da música brasileira. Assim, ouvimos as músicas Luz dos Olhos, de Nando Reis e  Pela Luz dos Olhos Teus, de Tom Jobim, revelando a intertextualidade entre as duas.

Debatemos ainda sobre a intertextualidade nas artes em geral, e citei o exemplo do poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias, que recebeu paródias de Oswald de Andrade, Mário Quintana e Drummond. 

A partir das discussões, foi requisitado aos alunos a escrita de poemas autobiográficos, com o tema "Quando eu nasci...". Vários poemas foram produzidos.


2o. dia, 6a feira - manhã

O dia começou com um breve passeio pela poesia gráfica, tema recorrente ao poeta Horácio Dídimo. Apresentei-lhes o trabalho Poesia Gráfica, de minha autoria (Poemas Cines, 2002), e vários poemas gráficos históricos (Apollinare, Augusto de Campos etc).

Em seguida, uma série de videopoemas foram apresentados: Buracos & Buracos; Asas; Velocípede dos Dias; Abdução, dentre outros.

As ilustrações poéticas geraram muitas conversas em torno do tema e os alunos ficaram instigados a fazer seus próprios poemas gráficos.


2o. dia, 6a feira - tarde

A tarde começou com a canção O Vento, de Caymmi. A partir dessa canção, os meninos produziram poemas gráficos de muita beleza.

Conversamos, em seguida, sobre a cidade de Barroquinha, seus principais personagens, mitos e lugares importantes e foi requisitado aos alunos uma produção em torno desta temática.

3o. dia, sábado - manhã

O dia começou com a organização da produção dos alunos e fizemos um encerramento deixando na escola (na biblioteca) todo o  material apresentado nas oficinas (poemas, imagens, músicas e videos).




2 comentários:

  1. Que turma maravilhosa, sala lotada e os temas maravilhosos \o/

    ResponderExcluir
  2. Sou acredito num Brasil melhor por causa dessas iniciativas.

    Um abraço a todos
    Paulo Lins

    ResponderExcluir