1o. dia, 5a feira - tarde
A sala estava repleta: aproximadamente 35 inscritos para a oficina.
Fui muito bem recebido pelo diretor Carlos que, ao lado dos alunos, apresentou-me a escola. Ele ressaltou a importância do projeto Rota das Especiarias e o quanto eles se sentiam privilegiados por terem sido escolhidos. Após essa apresentação inicial, os alunos assistiram ao vídeo institucional (http://www.youtube.com/watch?v=eIElB7q7UTU&feature=player_embedded).
2o. dia, 6a feira - tarde
2o. dia, 6a feira - tarde
Apresentei uma breve biografia de Horácio Dídimo (disponibilizada na apostila) e alguns de seus poemas representativos, com destaque para Os robôs, que foi o mote para as seguintes dinâmicas:
- uma leitura tradicional;
- uma apresentação dramática com um aluno, simulando o movimento de um robô;
- o videopoema "os robôs" de Henrique Dídimo.
Após uma pequena pausa, conversamos sobre a escrita autobiográfica na poesia e falei sobre o poema Sete faces, de Drummond.
Relacionamos a poesia com outras artes, principalmente a canção, devido à grande profundidade poética da música brasileira. Assim, ouvimos as músicas Luz dos Olhos, de Nando Reis e Pela Luz dos Olhos Teus, de Tom Jobim, revelando a intertextualidade entre as duas.
Debatemos ainda sobre a intertextualidade nas artes em geral, e citei o exemplo do poema Canção de Exílio, de Gonçalves Dias, que recebeu paródias de Oswald de Andrade, Mário Quintana e Drummond.
A partir das discussões, foi requisitado aos alunos a escrita de poemas autobiográficos, com o tema "Quando eu nasci...". Vários poemas foram produzidos.
2o. dia, 6a feira - manhã
O dia começou com um breve passeio pela poesia gráfica, tema recorrente ao poeta Horácio Dídimo. Apresentei-lhes o trabalho Poesia Gráfica, de minha autoria (Poemas Cines, 2002), e vários poemas gráficos históricos (Apollinare, Augusto de Campos etc).
Em seguida, uma série de videopoemas foram apresentados: Buracos & Buracos; Asas; Velocípede dos Dias; Abdução, dentre outros.
As ilustrações poéticas geraram muitas conversas em torno do tema e os alunos ficaram instigados a fazer seus próprios poemas gráficos.
2o. dia, 6a feira - tarde
A tarde começou com a canção O Vento, de Caymmi. A partir dessa canção, os meninos produziram poemas gráficos de muita beleza.
Conversamos, em seguida, sobre a cidade de Barroquinha, seus principais personagens, mitos e lugares importantes e foi requisitado aos alunos uma produção em torno desta temática.
3o. dia, sábado - manhã
O dia começou com a organização da produção dos alunos e fizemos um encerramento deixando na escola (na biblioteca) todo o material apresentado nas oficinas (poemas, imagens, músicas e videos).
Que turma maravilhosa, sala lotada e os temas maravilhosos \o/
ResponderExcluirSou acredito num Brasil melhor por causa dessas iniciativas.
ResponderExcluirUm abraço a todos
Paulo Lins