quarta-feira, 21 de março de 2012

A lenda do Coró - recriada pelos alunos do Liceu de Camocim


(Fonte: http://www.cearapescadepraia.com.br/pescarias/julho/17_balbino/fotos/6.jpg)
Estava fazendo um lindo dia de sol e eu estava deitado embaixo de um coqueiro, lendo um livro. De repente, um coco caiu na minha cabeça e o tempo fechou. Logo, comecei a dormir e a sonhar com a estória do livro que eu estava lendo.

Quando eu dei por mim, eu já não tinha pés, tinha barbatanas e estava cercado por pessoas com redes e lanças na mão, a fim de arrancar a minha cabeça para fazer o caldo encantado. Mas, sendo um Coró, como eu poderia explicar que eu não tinha magia alguma? Será que eles queriam prender alguma moça bonita como o índio da lenda?

Como se contava, quando os portugueses chegaram, Camocim já era habitada por índios. Então, um índio conheceu uma moça portuguesa e apaixonou-se por ela. 

Um certo dia, foi anunciada a partida da moça de volta a Portugal. Então, o índio, sentindo grande tristeza, precisava tomar uma decisão. Recorreu, assim, ao pajé da tribo, que lhe disse para fazer um caldo com a cabeça do Coró, pois assim sua amada permaneceria em Camocim.

Naquele instante, eu estava apavorado e só conseguia pensar nessa lenda. Puseram-me, enfim, em uma grande rede. Foi quando eu acordei e senti mãos me apalpando: era meu primo Gustavo me convidando para pescar.

- Pescar o quê, primo?

- Coró! - disse ele.



Texto de autoria coletiva dos alunos do Liceu de Camocim.
produzido no dia 17/03/12, durante a oficina literária Rota das Especiarias, sob a orientação e edição de Katiusha de Moraes.


5 comentários:

  1. olha que legal a oficina foi maravilhosa e a fera vai ser melhor ainda

    ResponderExcluir
  2. QUE CRIATIVIDADE...
    Essa parodia da LENDA DO CORÓ, é a prova de que os alunos que participaram da oficiana são bons escritores e tambem são bem criativos...
    Parabens...
    Fco ANAILTON

    ResponderExcluir
  3. Pena que não foi citado o nome do escritor autor da lenda que, por acaso, foi o fundador da Academia Camocinense de Letras, a seguir: escritor Roberto Pires de Oliveira. Direitos autorais respeitados. Abraços a todos. RPires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado RPires,

      A lenda foi citada pelos próprios alunos, em sala de aula. Fizemos uma dinâmica para saber quais eram as lendas e personagens famosos na cidade de Camocim, como sempre fazemos em outras localidades. E, em nenhum momento, foi falado que se tratava de uma criação de sua autoria, mas sim uma lenda que todos ouviam desde a infância. O Projeto Rota das Especiarias sempre "colhe" as histórias identitárias de cada lugar a partir dos seus próprios moradores. Acreditamos que, como se tratava de uma lenda, os direitos autorais sobre ela eram de domínio público, portanto, de livre utilização.

      Excluir